\MENU 1

Aprimoramento Cognitivo Através de Treinamento de Video Games de Ação

 Treinamento de jogos de ação podem ser consideradas uma futura promessa de intervenção terapêutica com o potencial de aumentar o funcionamento diário e remediar deficiências, esses vídeo games podem ter um efeito sobre os seguintes quesitos, atenção visual, processamento visual, funções executivas, aprendizagem e memoria. Todos os experimentos desta pesquisa foram feitas através de experimentos bem restritos e controlados, e comportamento e dados neurofisiológicos, é analisado se há evidencias o suficiente para o analise de uma relação entre os vídeo games e alguma mudança benéfica no âmbito cognitivo.




Os vídeo games estão se expandido e entrando para o mundo de terapias cognitivas, há pesquisas que afirmam que jogos criados para entretenimento podem facilmente ter uma melhora notável no funcionamento cognitivo, tudo há de ser avaliado antes de se estimar qualquer valor terapêutico. 

Ao contrário de sua análise primária onde foram agregados múltiplos resultados de testes em um efeito único para cada estudo, a sua análise secundária trata estudos com vários resultados de testes como se cada resultado originado a partir de um estudo separado e independente. Enquanto eles observaram que isso viola a suposição de independência, afirmando: "A análise a este nível foi necessária para testar os efeitos da maioria das variáveis moderadoras" tratando múltiplos resultados dependentes como independentes criando dois fatores estatísticos, um deles, que artificialmente infla o tamanho da amostra cumulativa da meta-análise, e portanto, superestima se a certeza de quaisquer resultados, e dois, que influencia o peso de cada estudo para com aqueles com o maior número de resultados.

Para maior analise, será citado no que os vídeo games podem influenciar no funcionamento cognitivo da pessoa, seus benefícios e como funcionam e quais são seus alvos no cérebro humano, variados tipos de games podem diferentes efeitos na cognição ou na interação no domínio dos mesmos.

Talvez um dos mecanismos mais intrigantes da mudança cognitiva refere-se se o treinamento em jogos de vídeo de ação podem melhorar a capacidade de aprender de forma eficiente novas tarefas. O processo de desenvolvimento de habilidades que facilitam a aprendizagem em outros contextos, referido como "aprender a aprender".

Vídeo games de ação causam uma estimulação dinâmica multi-sensorial que exige que os jogadores a lidar com tarefas que são igualmente desafiadores e divertido. Este meio proporciona não só uma ferramenta única para investigar a cognição humana e neuro plasticidade, mas também os meios para potencialmente neutralizar o declínio cognitivo e remediar deficiências cognitivas. No entanto, essa promessa e oportunidade não deve substituir a necessidade de avaliação científica rigorosa e imparcial. Os games de ação podem de fato levar a melhoras na atenção, o processamento visual-espacial e funcionamento executivo. No entanto, a magnitude e a especificidade destes efeitos permanecem pouco claros. A pesquisa futura deve não só adotar metodologias baseadas nas melhores práticas de ensaios clínicos, mas também incorporam provas de ambas as abordagens comportamentais e neurofisiológicos.


Referência:
C. Shawn Green, Daphne Bavelier (2015) Action Video Game Training For Cognitive Enhancement, http://dx.doi.org/10.1016/j.cobeha.2015.04.012

Nenhum comentário:

Postar um comentário