\MENU 1

Terapia Cognitivo-Comportamental Auxiliada por Computador para a Depressão

Fonte da Foto: link

Por que usar a tecnologia de computadores na psicologia?

Existe oito motivos para considerarmos a utilização da assistência dos computadores na psicologia:

1 – Custo: TCC para transtorno depressivo maior tipicamente requer 16 a 20 sessões ao longo de um período de 12 a 16 semanas, mas se fosse reduzirmos o tempo de do terapeuta pela metade, substituir os 6 a 8 horas com uma intervenção baseada em computador e termos um resultado comparável, as economias seriam uma parte significativa.

2 – Eficiência: No exemplo dado acima, com o auxílio de um computador de intervenção, o terapeuta pode proporcionar um tratamento de dois pacientes, que é duas vezes tão eficiente quanto a administrar a terapia com nenhum computador.

3 – Aumento no acesso de tratamento: Estaria disponível a qualquer pessoa com acesso à internet e evitaria o custo de transporte, o tempo de viagem e agendamentos de consultar.

4 – Entrega de componentes técnicos no tratamento baseado em evidências:  Os programas de computador podem ser desenvolvidos para aderir a intervenções estado-da-arte em quais as técnicas fundamentais da terapia são entregues de forma padronizada e consistente.


5 – Adequada para administrar informações psicoeducativas aos pacientes: Esta informação, que é padronizada pela desordem, pode fornecer uma base racional para o tratamento, podendo oferecer empiricamente exercícios de apoio na construção de competências e pode dar sugestões de lição de casa, além de fornecer essas informações de forma interativa e envolvente.

6- Facilidade na gravação, coleta e gestão da informação: Todas as entradas do paciente pode ser monitorada, incluindo a frequência e duração do programa, bem como o uso do programa pelo paciente, tal como o grau de comprometimento com tarefas específicas ou todo o programa.

7 - oportunidades de aprendizagem únicos: Princípios da aprendizagem podem ser incorporados na programação, tais como repetição de conceitos, questionários para facilitar e avaliar a aprendizagem, e da aprendizagem através da modelagem dos outros.

8 - preferência do paciente: Alguns pacientes podem preferir a receber terapia através de um programa de computador em vez de face-a-face com um terapeuta, por exemplo uma pessoa ocupada, mas depressiva.

Problemas e barreiras no auxílio do computador na psicoterapia

Apesar destas vantagens de psicoterapia auxiliadas por computador, existe potenciais desvantagens e barreiras que devem ser considerados:

1- Psicoterapia auxiliadas por computador atuais não contem a conexão humana que vem com o do terapeuta através do tratamento. Os computadores não são capazes de desenvolver uma verdadeira relação terapêutica.

2- Dificuldade de desenvolver softwares que envolve usuários, encoraja comprometimento, que seja interessante e leva a um resultado tão eficaz quando a terapia padrão.

3- Passar o protótipos de programas para software disponível, embora haja um custo vantajoso uma vez que o software é desenvolvido, os custos de programação deles próprios podem ser caros.

4- Ensaios clínicos de psicoterapia auxiliadas por computador têm falhas metodológicas significativas, o que limita ainda mais a confiança na utilidade destas intervenções.

5- Adoção da tecnologia pelos clínicos,pode ser vista como uma ameaça à pratica, ao invés de uma oportunidade para expandi-la.

6- Cobertura de Seguro:  O Seguro normalmente reembolsa para serviços de psicoterapia realizados pessoalmente, já na terapia com o auxílio do computador o tempo de monitoramento do paciente utilizando o programa, pode não ser re-embolsável.

Variedades do auxílio de computadores na forma de terapia:

A maioria tratamentos baseiam-se na TCC ou terapia do comportamento. Plataformas de hardware incluem computadores portáteis, computadores desktop ou laptop, e sistemas de terapia guiada por telefones.

Newman identificou quatro categorias básicas de programas de acordo com o grau de envolvimento do terapeuta:

1-Terapia auto-administrada (self-administered therapies):O terapeuta se estende mais na avaliação.

2-Auto ajuda: O envolvimento do terapeuta além da avaliação deixa de ser 1,5 horas.  As atividades do terapeuta pode incluir checkins periódicos, instruções sobre como usar a tecnologia baseada em ferramentas de autoajuda, ou proporcionar uma base racional para o tratamento inicial.

3- Terapia de mínimo contato ( minimal-contact therapy): o terapeuta fornece ativamente de tratamento embora em menor grau do que na terapia tradicional. Esse tipo de tratamento envolve cerca de 1,5 horas do tempo do terapeuta.

4 – Tratamento terapeuta-administrador (therapist administered treatments): os clientes têm contato regular com um terapeuta por um pré-determinado número de sessões, e a terapia é assistida pela utilização de uma ferramenta informatizada que funciona primariamente como um coadjuvante do tratamento therapist-delivered.

Exemplos de Programas de auxilio de Computadores para grandes Desordem depressivas:

Good Days Ahead : foi desenvolvido por Andrew Wright e Aaron Beck, baseia-se na terapia cognitiva de Beck para a depressão. O programa pode ser utilizado para pessoas com depressão e ansiedade.

O programa tem múltiplas ações, ao vivo, áudio e vídeo, segmentos projetados para ensinar os princípios da TCC para envolver o usuário no processo de aprendizagem e estimular a emoção e modelar procedimentos para reduzir os sintomas.

O programa requer habilidades de digitação mínimos e é escrito em nível da nona série. Uma vez registrado, navega através do programa, respondendo a perguntas de escolha múltipla, completando inventários e classificações, recebendo feedback encorajador e orientado para a aprendizagem.

Cada aula do GDA é projetado para ter duração de 20 a 45 minutos e o terapeuta tem capacidade de avaliar o processo do paciente através de um perfil especifico que é feito no sistema onde contém sobre todo o processo do paciente.

Em resumo, Good Days Ahead, ensina aos usuários os conceitos básicos da TCC mostra princípios TCC em ação, dá feedback aos usuários com base em suas respostas às perguntas e os usuários treinam sobre como aplicar técnicas de TCC. Ele também promove o uso da TCC autoajuda, incentiva uma atitude de esperança para a resolução de problemas, fornece vários exercícios interativos para a prática de habilidades TCC e demonstra o valor de fazer a lição de casa entre as sessões.

Beating the Blues: é um interativo programa de computador baseado na Internet desenvolvido por Judith Proudfoot e seus colegas do Instituto de Psiquiatria do Kings College London.

BTB é um tratamento totalmente auto-administrado para indivíduos com leve a moderada depressão.

O programa de tratamento consiste em oito sessões, com duração de cerca de 50 min cada, planejado para ocorrer uma vez por semana. Como com TCC cada sessão de BTB é formulado sobre a sua última sessão.

Possui oito sessões de focar os seguintes componentes cognitivos: definição do problema e eventos agradáveis, pensamentos automaticos, erros e distrações de pensamento, questionamento de pensamentos inúteis, crenças centrais e estilo de atribuição. As sessões são personalizados para cada paciente.

MoodGYM : É um programa de treinamento computadorizado interativo desenvolvido para tratar a depressão, ensinando os princípios da TCC. Contudo, ao contrário Good Days Ahead ou Beating the Blues, MoodGYM é um "Stand-alone" tratamento que não incluem saúde mental ou cuidados de saúde com o envolvimento do profissional, mas os autores deixam claro que o programa não deve ser vista como um substituto para o tratamento com um profissional.

MoodGYM consiste em cinco módulos com avaliações embutidas para a depressão e ansiedade, bem como um áudio de relaxamento para download, pasta de trabalho e avaliação de feedback. Os módulos são destinados a ocorrer em sessões semanais, os módulos são sobre : o foco na identificação de problemas, mudando a forma como se pensa, mudando pensamentos inúteis, aprendendo sobre crenças fundamentais e treinamento em assertividade e interpessoal.



Referência:
Eells TD, Wright JH, Barrett MS, Thase M. Computer-assisted cognitive—behavior therapy for depression. Psychotherapy



Nenhum comentário:

Postar um comentário